Fecharclose
Projeto 2020 Projeto 2020

MUSGO

Esta segunda-feira chegou ao mercado nacional um casaco tecnológico e 100% português equipado com iluminação inteligente com fibras ópticas, destinado a quem anda a pé ou de bicicleta. Pretendemos que este venha reduzir as taxas de fatalidade com pedestres, com 75% dos casos que acontecem no escuro.

          

Este casaco inovador, com sistema de iluminação inteligente com fibras ópticas produzidas por três empresas portuguesas e baptizado como MUSGO, destina-se a amantes de desporto, trabalhadores ou até peregrinos. A empresa VIME junto com a SCOOP e a startup LAPA são os responsáveis por este novo conceito.

O casaco tem um aplicativo móvel para usar no seu smartphone, que permite selecionar a cor, intensidade e frequência do efeito intermitente, seja manualmente ou pelo uso de sensores em qualquer telefone para ativar efeitos na iluminação.

                

A iluminação inteligente do MUSGO permite, por exemplo, enviar automaticamente sinais para o travão de um ciclista para os motoristas ao seu redor, indicar assim automaticamente um pedestre que tenha atingido uma determinada localização geográfica ou notificar automaticamente um trabalhador que passou por um perímetro de segurança.

A jaqueta inclui vários outros recursos, como um “bolso saudável” para isolar o corpo da radiação emitida pelo smartphone; uma “cauda” para evitar o dano nas roupas daqueles que andam de bicicleta na chuva; alças de silicone para aumentar a aderência de carteira e mochilas; bolsos ventilados com fixadores bi-direcional de temperatura controlada e um painel de corte a laser respirável.

MUSGO também se apresenta como “amigo do ambiente”, uma vez que é feito “com um tecido que incorpora partículas de carvão obtidas de cascas de coco recicladas”.

As vantagens deste tecido? “Ele não se desgasta (pode ser lavado mais de 100 vezes sem comprometer a sua forma e estrutura), não dobra, seca 92% mais rápido que o algodão e significativamente mais rápido que outras fibras usadas em roupas desportivas, elimina odores e bloqueios Radiação Uv.

           

Agora criamos junto com o Vime e a LAPA uma campanha de crowdfunding para avançar com a produção industrial desses casacos e alcançar uma relação de custo que permita colocar o produto no mercado a um preço competitivo. Durante a campanha, o casaco estará disponível por cerca de 250 euros, e esse preço é exclusivo para doadores.

             

Este casaco é 100% fabricado em Portugal e queremos chegar aos mercados da América do Norte, Canadá, Reino Unido e Europa Central e do Norte, onde as horas de sol são reduzidas e, portanto, há uma necessidade maior por este tipo de roupa e a sua segurança.

Fecharclose

Faça a sua pesquisa